Na última segunda-feira (26), a Comissão de Educação e Desporto da Câmara Municipal de Campo Grande promoveu audiência pública para dialogar e encontrar soluções efetivas para o cenário da educação inclusiva no município.
A audiência, presidida pelo vereador Professor Juari, contou com a participação de pais, professores, gestores públicos e diversos membros de entidades da sociedade civil organizada; proporcionando um espaço vital para expor as dificuldades enfrentadas por aqueles que dependem dos serviços públicos municipais.
Professor Juari, proponente da audiência, destacou a urgência de ações imediatas, enfatizando a necessidade de soluções práticas, um cronograma efetivo e um planejamento claro. “Não queremos apenas promessas, mas resultados tangíveis. As mães exigem respeito, e nós, enquanto representantes, temos o dever de garantir que suas demandas sejam prontamente atendidas”, afirmou Juari.
Durante a audiência, mães e professoras compartilharam suas experiências, enfatizando a importância de combater o capacitismo em um mundo diverso e inclusivo. Alertaram ainda para o fato de que, mesmo no início do ano, as salas de aula já estão lotadas, demandando uma ação urgente.
Ao final do evento, foram estabelecidas deliberações em consenso com os cidadãos participantes. Entre elas:
Planejamento e Cronograma: Foi reforçada a necessidade de apresentar um planejamento claro e estabelecer um cronograma eficiente para a resolução das demandas apresentadas.
Ampliação das Salas de Atendimento Psicopedagógico: Reconhecendo a importância desses espaços, ficou definido o compromisso de ampliar e implementar as salas de atendimento psicopedagógico como ferramenta essencial para a educação inclusiva.
Demanda por Laudos e Concurso Público: Serão solicitadas à pasta da Saúde informações sobre a demanda por laudos dos estudantes, e à Secretaria Municipal de Gestão (SEGES), informações sobre o concurso público destinado à educação especial.
Transparência nos Recursos do FUNDEB: A necessidade de transparência na aplicação dos recursos do FUNDEB para a educação especial foi reforçada, ressaltando que essa demanda existe desde 2018.
Levantamento de Estudantes sem Atendimento Adequado: A importância de realizar um levantamento preciso dos números de estudantes sem atendimento de professores de apoio foi enfatizada.
Essas deliberações refletem o compromisso mútuo de encontrar soluções práticas e eficazes para os desafios enfrentados pela educação inclusiva em Campo Grande.
Professor Juari, afirmou que a Comissão de Educação encaminhará todas essas demandas ao Executivo Municipal.
Para continuar acompanhando as ações do vereador Professor Juari e receber mais informações sobre suas iniciativas, siga-o nas redes sociais (@professorjuari).
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